sexta-feira, 16 de maio de 2008

A volta a rotina

Hhahaha


No Brasil haviam perguntas que todos faziam, um exemplo eh: "Vc ja encontrou com algum artista?"
Nao.

Aqui em NY a pergunta que eu mais ouco eh: E a homesick?
Ela aparece sim, eh dificil deixar quem se ama pela segunda vez, dificil mesmo, mas eu tenho meus objetivos e voltarei pra casa um dia, nao sei quando, mas voltarei.


Recebi um email do escritorio da EF de SP, e vou colocar aqqui.

Beijao a todos.





Nome: Viviane
Data: 16/05/08


Prezada Au Pair,

Estamos novamente nos comunicando para avaliarmos seu Programa de Intercâmbio.

1. Como está seu relacionamento com a "hostfamily" ? Escreva a respeito.
Agradeco muito a Deus. Esse match foi perfeito!!

Temos um otimo relacionamento, conversamos sobre tudo, desde coisas novas que as minhas kids aprenderam a fazer, a falar, planos que eu tenho, atividades que pretendemos colocar as kids, expectativas, ate sobre dates e coisas do tipo conversamos, rs.

Minha host family eh super aberta para todo tipo de conversa, respeitam minhas opinioes, me dao ideias do que fazer. Fazem piadas dos micos que eu pago, nunca gritaram comigo ou me trataram mal, mesmo quando bati o carro deles, rs.
Enfim, pequenos problemas aparecem e sempre vao aparecer, mas o bacana eh o modo como eles (e eu) encaramos isso. A forma como se coloca o problema e como se corrige ele.

2. Você participa de algum grupo na comunidade onde mora, por exemplo: igreja, trabalho voluntário, coral, etc? Comente.
Na verdade nao. Senti dificuldade pra me adaptar ao frio excessivo daqui, algumas vezes fico presa em casa pq nao posso dirigir quando neva ou se ha muita neve na pista. Lembrando que estou aqui ha quase 7 meses e so agora o calorzinho esta aparecendo.
Mas quero deixar claro que agora no verao irei fazer muitas atividades. Serio!

Quero muito fazer trabalho voluntario com animais e/ou pessoas idosas.

3. Está praticando esportes? Quais? Com que freqüência?
Agora no verao comeco natacao, caminhada, patins e talvez volley. Subir montanhas com a host family tambem esta nos planos.

4. Como esta o seu inglês?
Confesso que nao esta tao bem quanto eu gostaria.
Mas a unica culpada sou eu. Preferi me inscrever para os cursos de verao. Rejeitei os cursos na primavera por causa das minhas ferias no Br, que pegariam algumas das aulas e acabariam me prejudicando na carga horaria.

Mas ja consigo me comunicar muito melhor, nao tenho tanta vergonha de falar com desconhecidos, e o meu "listening" melhorou 95%.
Agora eh so me concentrar no accent, que anda matando meu ingles.

5. É comum as participantes se sentirem "homesick" durante o programa. Isto está acontecendo com você? O que você está fazendo para superar essa fase?
Aconteceu comigo.
Creio que acontece com muitas meninas, o choque cultural eh enorme.
Chorei muito no primeiro fim de semana com a familia e no Thanksgiving tive uma crise de choro inexplicavel (vergonhoso) que deixou todos confusos sobre o que estava acontecendo, mas foi o que ajudou a situacao a melhorar, pois meus hosts sentiram que algo estava errado e me chamaram pra uma conversa, que foi a melhor coisa que aconteceu.

Acho que o fato de falar com a minha familia no Brasil TODOS os dias nao ajudava muito, pois a saudade aumentava bastante com isso, nao queria cortar esse tipo de conexao com eles, pois sabia que era uma forma deles nao sentirem tanta saudade, mas ffoi inevitavel, comecei a ligar menos pra casa e fui melhorando bastante.

Tive outra homesick depois que voltei do Brasil agora em maio, mas isso a gente supera, sao fases.

6. Você já "conquistou seu espaço"? Como? Onde? Como você é tratado por seus amigos?
Acho que sim, rs.
Conheci meu atual ciclo de amigos por meio de outra au pair e hoje nao nos desgrudamos mais.

Planejamos viagens juntos, shoppings, ate cineminha de fds. Tudo.

7. Você tem mais amigos americanos ou estrangeiros?
Estrangeiros. Tenho muita amizade com Brasileiros, latinos, Austriacas, algumas Germans.
Americanos apenas alguns.

8. Como você definiria seu programa até agora?
Otimo. Com pontos altos e pontos baixos, mas no geral otimo. O segundo ano esta vindo ai para eu poder aproveitar ao maximo o programa.

9. Você passou ou está passando por alguma fase difícil no seu intercâmbio?
( X ) NÃO ( ) SIM. Como superou ou está superando esta fase?

Fase dificil foi o comecinho, a adaptacao, mas depois disso so tive alegrias.

10. Como estão os contatos de seu (sua) coordenador (a)? Qual freqüência vocês tem contato?
Nao gosto dela, isso eh um fato que todos sabem e faco questao de falar para todos o quao incompetente e mentirosa ela eh.

Ja brigamos pq ela nao me passava os emails dos meetings, mentia que havia alterado meu email (que estava incorreto), comecou a achar que eu deveria fazer o trabalho dela e falsificou um email que mandou pra minha host family, tentando me colocar como uma mentirosa em frente aos meus hosts.

Para o azar dela, salvo todos os emails que recebo e para mais azar ainda, minha host mother estava acompanhando tudo isso junto comigo, e eles so nao mudaram de agencia pq eu nao posso mudar tambem, mas eh quase certeza que quando meu ano de au pair acabar com eles, eles mudarao de agencia.

Pensei em processa-la agora, pois alteracao de documentos eh crime aqui tambem, mas como meu ano esta sendo otimo, deixo isso para depois.


11. O seu programa está sendo um sucesso? Comente
( ) NÃO. ( X ) SIM

Modestia totalmente fora do comentario, mas uma otima au pair e uma otima familia? Sucesso na certa.

12. Este espaço é reservado para você escrever sobre o que você está achando do seu programa e sobre a EF/Cultural Care.


Quero agradecer as menina do escritorio de Sao Paulo que sao Mega prestativas, obrigada a todas que me "escutaram" naquele momento de neura de escolha da familia, e me ajudaram com dicas e tudo mais.

O suporte de voces de SP eh otimo.

Muito sucesso a todos.

2 comentários:

  1. oi vivi...nossa, fazia tempo q eu nao passava pelo seu blog..
    olha, legal esse acompanhamento...pelo menos mostra interesse...
    bjos pra vc

    ResponderExcluir
  2. Meu que música LINDA é essa que vc colocou no blog agora? we just don't care!

    Vc sabe que mtas vezes venho aqui só pra ouvir suas músicas???

    Adorooooooooooooooo!

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem após o sinal... PIIIIIIIIIIIII

¯`» Aonde voce esta? 2009 «´¯